Família

 

Mas o que é uma Família?

    Desde os tempos mais remotos que as pessoas, para sobreviverem, tiveram de viver em grupo. A conjugação de esforços levou-as a perceberem a força da união. Por esta e outras razões a família começou a formar-se. No entanto, não foi sempre como a conhecemos hoje. Aperfeiçou-se e desenvolveu-se ao longo dos tempos. Deste modo deu origem aos povos, às culturas e às civilizações.

    Sem família, não nos seria possível existir, crescer e viver.

    A família é, sem dúvida, o núcleo base de toda e qualquer sociedade. Se a quiséssemos definir, poderíamos dizer:

    Grupo de pessoas que vivem num lugar durante um período de tempo mais ou menos longo e que estão unidas ou não, por laços consanguíneos. Este grupo está ligado a uma sociedade à qual pertence e da qual recebe uma dada cultura.

 

    Já viste, certamente, casas em construção. Colocam-se os alicerces e levantam-se robustos pilares constituídos por cimento e ferro. São eles a estrutura da futura casa. Sobre eles se colocarão as paredes e assim nascerá uma bonita casa.

    E se a casa não tivesse alicerces e pilares? As chuvas e as tempestades de Inverno desmoroná-la-iam. Assim também a família vive e cresce sobre fortes "pilares" que a aguentam nas tempestades da vida.

 

    A família é assim: uma comunidade de Amor e de Vida para toda a vida. Os pais amam-se, trabalham e lutam para que nada falte aos filhos. A vida nasce da vida, o amor nasce do amor.

    A família cristã é também um sacramento - sinal do Amor de Deus.

    A família não poderá sobreviver sem o amor, a união, o diálogo, a compreensão, o respeito, a aceitação, o carinho, a ternura, o perdão, a amizade, a escuta, a ajuda, a partilha...

    Só assim é possível existir uma família bem edificada e resistente.

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode