Vigília de Oração em Semana dos Seminários

10-11-2010 11:41

A Semana dos Seminários, este ano a decorrer de 7 a 14 de Novembro, tem como tema central “Seminário, Comunidade dos Discípulos de Cristo e Irmãos no Presbitério”.

Trata-se de uma iniciativa promovida, anualmente, pela Igreja, com o objectivo de sensibilizar as nossas comunidades cristãs para a importância do ministério presbiteral, motivando vocações sacerdotais, assim como incentivar “uma aproximação” ao Seminário como espaço privilegiado para a formação daqueles que são chamados a servir a Igreja como sacerdotes.

Em carta dirigida aos Párocos da Diocese, Ordens, Congregações e Institutos Religiosos e Seculares, o Reitor do Seminário de Coimbra, Cónego Aníbal Pimentel Castelhano, convida todas as comunidades paroquiais a participarem numa Vigília de Oração pelas Vocações Sacerdotais, a ter lugar na Sé Velha, no dia 11 de Novembro, pelas 21h30, presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto.

E explica que esta Semana dos Seminários pretende “acordar ou alertar as consciências de todos os cristãos para este grande problema da Igreja, que é a falta de vocações sacerdotais”. "Apelamos para que nas comunidades religiosas e paroquiais se organizem e realizem algumas actividades que possam criar maior consciência deste grave problema da Igreja e maior espírito de oração e partilha", refere o Cónego Castelhano, porque, elucida, "em Coimbra encontram-se 20 alunos no Seminário Maior, dois no ano propedêutico e vinte no pré-seminário".

Na mesma missiva, o Cónego Castelhano, exorta para a contribuição generosa dos fiéis no ofertório do dia 14 de Novembro, uma vez que são reconhecidas, refere “as dificuldades económicas da instituição que, ao diminuir o número de alunos, tem aumentado o encargo da diocese”.

O Reitor do Seminário termina a sua carta dizendo que esta Vigília de Oração, integrada na Semana dos Seminários, “é uma óptima oportunidade de nos centrarmos n’Aquele que é o “Dono da Seara”.

Esta Semana de Reflexão e Oração procura sensibilizar a sociedade em geral e particularmente a comunidade cristã sobre a necessidade da vocação sacerdotal e do serviço que prestam os sacerdotes; motivar os sacerdotes e mais responsáveis da pastoral, educadores, catequistas, escolas e professores para que descubram jovens que possam ser chamados ao sacerdócio e os convidem a fazer experiência de contacto com o seminário; estimular em toda a comunidade cristã a oração pelas vocações sacerdotais, segundo o ensinamento de Cristo, e ensinar os adolescentes a orar como condição e clima para poderem escutar o chamamento; finalmente apoiar economicamente o Seminário, para que possua os meios suficientes para oferecer uma boa preparação e para que ninguém fique excluído da sua frequência por razões económicas.

SDINFO

Serviço Diocesano de Informação

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode