Reunião do Conselho Presbiteral Diocesano

27-05-2009 22:07

Pela Diocese de Coimbra: Reunião do Conselho Presbiteral Diocesano

 

Comissão para coordenar iniciativas no Ano Sacerdotal

Nos dias 14 e 15 de Maio o Conselho de Presbíteros da Diocese de Coimbra teve a sua reunião ordinária presidida pelo Bispo da Diocese, D. Albino Mamede Cleto.

O texto “Repensar a acção Pastoral da Igreja”, da Conferência Episcopal Portuguesa, foi a base dos trabalhos do Conselho Presbiterial. Os Presbíteros verificaram a consonância deste documento com o documento aprovado na última reunião e entregou à Comissão Permanente a missão de elaborar uma proposta de trabalho para ser reflectido na diocese.

O Ano Sacerdotal especial, que irá decorrer de 19 de Junho de 2009 a 19 de Junho de 2010, terá como tema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”. Para o seu desenvolvimento e concretização, o Conselho pediu ao Seminário que elabore um guião para diferentes momentos de oração, em particular para a celebração de uma hora de adoração todas as primeiras quinta-feiras do mês em cada paróquia. Foi sugerida a criação duma comissão diocesana para organizar e coordenar as iniciativas que se forem achando oportunas para que este ano jubilar possa ser fonte de alegria para os padres e uma ajuda para a maior compreensão do sacerdócio ministerial, sem esquecer a missão sacerdotal de todo o povo de Deus.

Padres preocupados com o desemprego e as situações de nova pobreza

Paralelamente, outros assuntos da agenda prenderam a atenção dos presbíteros: o desemprego e as situações de nova pobreza. Neste contexto, foi proposta a melhor atenção de todas as comunidades às situações reais de desemprego e a procura de gestos e respostas que forem sendo possíveis na linha da solidariedade e da ajuda fraterna. Igualmente foi proposto a remodelação e activação do Secretariado da Acção sócio caritativa para coordenar e incentivar as iniciativas neste campo, assim como foi sugerido que “se removam rapidamente os obstáculos que têm adiado a criação da Comissão Diocesana Justiça e Paz para que a Diocese rapidamente a possa instituir”.

Parecer positivo à criação da nova paróquia de São João Baptista

Ao terminar, o Senhor Bispo informou o Conselho das várias iniciativas e problemas na vida diocesana. O Conselho deu parecer positivo à criação da Paróquia de São João Baptista, pedindo que se crie, de acordo com o Direito Canónico, uma Reitoria para que se vão instalando as diferentes áreas da pastoral paroquial. AA

 

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode