Plano Pastoral de Coimbra aposta na formação de animadores

18-10-2009 12:03

 

Plano Pastoral de Coimbra aposta na formação de animadores

 

O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto tornou público, em Setembro, o programa para o Ano Pastoral para 2009-2011. Um dos objectivos primordiais que deverá motivar a Diocese ao longo de todo este ano, será formar novos animadores ou líderes na acção pastoral, à semelhança do que aconteceu nalgumas comunidades no ano passado, nomeadamente nos sectores da catequese e da Pastoral da Família.

Numa altura em que ninguém quer compromissos, a Igreja de Coimbra está disposta a encontrar novos animadores, de forma a cativa-los para a vivência da fé e a responsabiliza-los para acção pastoral. Para isso, o Bispo de Coimbra apela para a necessidade de formação dos novos animadores ou líderes da acção pastoral. D. Albino Cleto está ciente que as “nossas comunidades precisam de rejuvenescer. Se não o fizermos, seremos responsáveis pelo estiolamento de muita vida cristã”, alerta o prelado.

Para atrair novos “animadores”, a Diocese de Coimbra não pretende recorrer à publicidade com cartazes espalhados pelas paróquias ou através das homilias das missas, mas sim através do convite directo, feitos na forma de pedidos de colaboração em trabalhos apostólicos: Direcção do Centro Social, orientação do grupo de jovens, na elaboração de um boletim paroquial, etc.

O que a Diocese pretende é “trazer algumas pessoas dinâmicas e generosas para os lugares, cargos e serviços da acção pastoral e para isso incute a responsabilidade aos agentes já presentes no terreno (padres, consagrados, leigos) para angariarem novos responsáveis.

O Bispo de Coimbra define algumas prioridades de acção: na catequese, na Pastoral Familiar, Pastoral Juvenil, Pastoral Universitária, Vocações e na Comunicação Social.

A Catequese

Segundo o Plano: “A transmissão da fé nos anos da infância e da adolescência continua a ser decisiva (…) Precisamos de novos discípulos que sejam apóstolos tomados pela paixão de revelar Jesus às crianças e de as trazer à família de Deus” (páginas 18 e 19).

Depois de organizado o Secretariado da Catequese e de escolherem os catequistas coordenadores, a Diocese de Coimbra propõe para este ano: ajudar os catequistas, em especial os mais novos, a serem “discípulos tomados pela paixão de revelar Jesus às crianças e de as trazer à família de Deus”. Levar os catequistas a mostrar no seu grupo a beleza do sacerdócio, a rezar pelas vocações, a organizar iniciativas que se enquadrem na vivência do Ano Sacerdotal, entre ela a possível visita ao Seminário. Instalação de alguns “Centros Catequéticos Locais” (CCL), com programas de actividades para as catequeses da respectiva região. Realização de encontros regionais com as crianças da Primeira Comunhão, seus pais e padrinhos. Realização de um encontro diocesano das crianças da Primeira Comunhão.

A Pastoral Familiar

A importância da família em âmbito paroquial e diocesano é evidente. No contexto do Plano Diocesano, salienta-se a urgência de integrar, nos grupos e nas actividades pastorais, casais novos.

Com o apoio do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, a diocese propõe convidar pessoas/casais não comprometidos com a Igreja a integrar grupos de apoio à Pastoral Familiar, aproveitando para isso momentos significativos como aniversário de casamento, bodas de prata matrimoniais, primeira comunhão dos filhos, excursões, etc. Continuação do projecto “Família Jovem” – acompanhamento de casais jovens. Acompanhamento de casais/pessoas em situação difícil, promovendo o maior conhecimento do Centro de Aconselhamento Familiar (CAF) e o Porto Solidão. Realização da “Festa das Família” que decorrerá no dia 16 de Maio de 2010, em Tábua.

A Pastoral Juvenil e do Ensino Superior

 O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil vai empenhar-se na formação espiritual dos jovens, preocupação que bem se define pela frase evangélica do ano: “Em Cristo, enraizados e alicerçados no amor”. Nesta perspectiva apostólica, também os jovens querem ser Igreja, criando laços de amizade ente eles, mas, sobretudo promovendo acções de solidariedade em favor das crianças e dos idosos.

Neste Ano Pastoral, a atenção vai ser dada à Pastoral do Ensino Superior, que abrange a Universidade de Coimbra e os Institutos Politécnicos. O SPES (Serviço Pastoral do Ensino Superior) vai promover e acompanhar as seguintes actividades: Estruturar e consolidar as equipas de animadores; Tornar presente um grupo de animação do SPES em cada um dos pólos de ensino superior da diocese.

Também o serviço diocesano para os Acólitos vai neste ano redobrar o lançamento das suas iniciativas. Propõe-se a dinamização do Serviço Diocesano de Acólitos, com a realização de um encontro diocesano, encontros por regiões pastorais, um retiro anual e jornadas de formação.

As vocações de consagração

A Pastoral das Vocações, em especial a de consagração, é um sector da vida da Igreja que não pode ter intermitências. O leve crescimento do número de seminaristas ou a experiência do Grupo Missionário João Paulo II, já repetida por duas vezes, “não podem tranquilizar-nos quanto ao futuro”, afirma o texto do Plano diocesano para este Ano Pastoral. Estas iniciativas devem animar-nos para mais trabalho neste sector, refere ainda o extenso documento. Com o apoio do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, a diocese continuará a criar grupos locais de oração pelas Vocações e Seminários.

A Comunicação Social

A Diocese de Coimbra reconhece que a Igreja precisa de actualizar-se no que respeita à comunicação social, ao nível nacional, diocesano e local. A diocese propõe nesta área, melhorar e facilitar o funcionamento do novo Serviço de Informação da Diocese de Coimbra. Valorizar as acções do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais junto das paróquias, em ordem a melhorar a qualidade dos boletins paroquiais.

Aldo Aveiro

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode