Paróquia assinalou Dia da Mãe

06-05-2009 22:15

A celebração da Eucaristia de domingo, 3 de Maio, foi diferente para a comunidade cristã da Carapinheira. Foi festiva. Comemorou-se o “Dia da Mãe”, tradição que abrange todas as paróquias do país. As dezenas de crianças da catequese prestaram homenagem à “Mãe de Deus” e nossa Mãe e todas as mães presentes e já ausentes.

As cerimónias decorreram durante a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre António Domingues, com diferentes momentos de particular significado. A leitura de textos bíblicos e recitação do Credo pelas crianças, a dádiva de cravos e rosas a Nossa Senhora e a entrega também de um separador/marcador às mães presentes foram momentos que marcaram a festividade do Dia da Mãe, numa igreja que recebeu grande número de paroquianos, e em que o celebrante teceu diversas considerações à efeméride, nos diferentes momentos litúrgicos.

A nossa mãe é o “objecto” do nosso maior afecto, embora o tenhamos também, talvez um pouco diferente, ao nosso pai, bem como aos nossos irmãos: vivemos todos sob o mesmo tecto se tomamos as refeições que nos dão energias e nos fazem crescer, à mesma mesa. Quase somos todo “um só”, protegidos pela “Mãe”.

A nossa mãe ofereceu-nos o seu ventre, como a nossa primeira habitação, durante nove meses! A todos nos deram os primeiros alimentos; à maior parte de nós, alimentaram-nos com o leite do seu próprio corpo. Quantas vezes, sem darmos conta, com o nosso carinho inocente afagámos os seios/cheios e saboreámos o seu especial perfume!

Os seus braços, às vezes cansados, e o seu colo, foram o nosso primeiro assento, nos primeiros tempos da nossa existência. Quantas vezes, para não cairmos ou fugirmos a algum perigo, nos abrigámos ao redor da sua saia! Quantas vezes, pelos mesmos motivos, como ao melhor leme, nós chamamos por ela: Mãe?!..

Depois, pela vida fora, ela foi o grande e visível “nosso anjo da guarda”! Quantas vezes, as coisas não correram tão bem, por não seguirmos os seus conselhos! Lembremo-los... É este “ente celestial” que hoje e sempre nós queremos homenagear e recordar, quer ela ainda nos faça companhia, quer esteja a rogar a Deus por nós.

A realidade da vida das nossas mães deveria, naturalmente, ser sempre assim. Mas, por infelicidade, para elas e para nós, nem sempre assim aconteceu.

Por um lado, nem sempre foram preparadas/educadas devidamente para esta missão/função ou foram vítimas de percalços de vária ordem. Por outro lado, infelizmente, nós nem sempre tenhamos sido aqueles filhos que, em princípio, deveríamos ser, e sofremos nós e elas. Se for possível, retomemos este amor.

Paz, solidariedade e amor às mães desta comunidade, às mães de Portugal, às mães do mundo inteiro!

(Mais fotos do dia da Mãe na Galeria da Catequese)

 

Paróquia tem nova Web Site

Antes do início da celebração, o padre António apresentou à comunidade o novo Web Site, “ onde se podem encontrar notícias, história, curiosidades, reflexões, orações, pequenos textos que nos auxiliam melhor na percepção da palavra de Deus, e muitas mais coisas interessantes, que valem a pena pensar nisso...”

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode