Jornadas de Teologia do ISET analisam relações Igreja – Estado no século XX, em Portugal

10-02-2010 11:17

 

 

No Centenário da Implantação da República

Jornadas de Teologia do ISET analisam relações Igreja – Estado no século XX, em Portugal

 

Nos dias 12 e 13 de Fevereiro, no auditório do Instituto Justiça e Paz, vão decorrer as Jornadas de Teologia do ISET. Celebrando-se, este ano, o centenário da implantação do regime republicano, pareceu aos responsáveis do Instituto de Teologia que seria acertado promover uma reflexão alargada sobre as relações Igreja – Estado ao longo do século XX em Portugal.

Assim, nas seis conferências propostas, vários especialistas vão percorrer os momentos mais significativos desta relação que, por vezes, assumiu aspectos de alguma complexidade.

Logo a abrir, no dia 12, sexta-feira, pelas 9h30, o Doutor A. Jesus Ramos abordará a temática “ A Igreja e a República (1910-1912) sob o regime da separação hostil”. Depois, pelas 11h00, o Doutor João Seabra falará sobre “A reacção católica às leis eversivas da República. O papel do CADC de Coimbra”. Pelas 15h00, o Prof. Doutor António Teixeira Fernandes dará uma lição sobre “Fátima, a República e a Guerra”. O primeiro dia termina com uma palestra do Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz sobre “A Igreja e o Estado Novo. O regime concordatário”.

No sábado, às 9h30, o Prof. Doutor Manuel Pinho Ferreira vai recordar algumas “Vozes críticas da Igreja às políticas do Estado Novo”.

Antes do encerramento, o senhor D. João Alves, bispo emérito de Coimbra e vários anos presidente da Conferência Episcopal, abordará o tema “A Igreja e o Estado no pós 25 de Abril. Novo capítulo de uma história complexa”.

“A necessidade de repensarmos a nossa história recente, para melhor podermos perspectivar o futuro próximo, é apenas um dos muitos motivos que devem interessar os que sentem como seus os problemas da Igreja e os problemas do nosso tempo”, explicou o P. A. Jesus Ramos, director do ISET.

As inscrições para estas jornadas podem ser enviadas para a secretaria do ISET, Rua Vandelli, 2 – 3004-547 Coimbra, ou pelo telefone/fax 239792348, ou por e-mail para isetcoimbra@gmail.com

AA

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode