Diocese de Coimbra promove grande vigília pela vida

10-11-2010 11:49

O Bispo de Coimbra vai presidir à “Vigília pela Vida Nascente”, no dia 27 de Novembro, pelas 21h30, na Sé Nova, unindo-se espiritualmente ao Santo Padre (e a todos os bispos do mundo) que, à mesma hora, celebrarão as primeiras vésperas do I Domingo do Advento, este ano inseridas no âmbito de uma vigília pela vida do nascituro. .

O prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e o presidente do Pontifício Conselho para a Família enviaram, através dos núncios apostólicos, uma carta aos presidentes das Conferências Episcopais convidando os bispos e sacerdotes de todo o mundo a promoverem, nas suas Igrejas locais, celebrações e iniciativas de oração, em união espiritual com o Santo Padre, para promover o compromisso e o testemunho eclesial por uma cultura da Vida e do Amor.

Para esta Vigília, que seguirá o modelo proposto por Bento XVI, são convidados todos os fiéis e, particularmente, as famílias, as mulheres grávidas e os jovens. No decorrer da celebração as mulheres grávidas receberão uma bênção especial. Cada família é convidada a trazer o Menino Jesus do seu presépio para ser abençoado. Na Sé Nova haverá estandartes de Natal para quem os quiser adquirir e, depois, desfraldar nas suas varandas e janelas.

Tendo a diocese uma grande extensão, sugere-se que nas paróquias não pertencentes ao arciprestado de Coimbra se promovam igualmente vigílias locais, com a mesma intenção. E para ajudar estas comunidades, o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar disponibiliza um guião e um cartaz que pode ser descarregado em https://www.diocesedecoimbra.pt/sdpfamiliar/recursos.htm#Folhetos

Num momento de crise, sentida a todos os níveis, associemo-nos a esta iniciativa do Papa e participemos activamente nesta vigília, preparando-nos assim convenientemente para a vinda do Menino-Deus.

 

SDINFO

Serviço Diocesano de Informação

 

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode