Celebrar o patrono: a festa viva de uma paróquia

08-08-2009 13:48

 

Celebrar o patrono: a festa viva de uma paróquia

Com início hoje, e até 11 de Agosto, a comunidade católica da Carapinheira venera Santa Suzana, a padroeira da paróquia. Ela é a medianeira da comunidade da Carapinheira junto de Cristo Soberano, há mais de quatro séculos. É uma eleita de Deus, uma santa virtuosa, virgem e mártir, pura como o lírio,  cujo modelo de vida é um estímulo para os católicos que buscam a santidade.

Festejar o padroeiro - a festa viva de uma paróquia -  é também celebrizar a comunidade que é constituída por todos os paroquianos, residentes ou não, e pelos pastores que zelam pelo seu “rebanho”. Exultar o padroeiro é, de certo modo, celebrar o dia da comunidade, é comemorar o “dia da família paroquial”. Deve ser um dia diferente: celebrativo, aglutinador, esplendoroso, de união, partilha, solidariedade.

Lembrar, em comunhão, na celebração da Eucaristia e de uma prédica alusiva, todos os paroquianos e presbíteros que ao longo de cerca de quatro séculos edificaram a comunidade paroquial da Carapinheira e também interceder, em acção de graças, pelos actuais paroquianos e sacerdotes, deve constituir, por certo, um desiderato a concretizar dia 11 de Agosto, data em que a Igreja exalta a virgem e mártir Santa Suzana, medianeira da comunidade católica da Carapinheira. É o que vai acontecer, com a participação do pregador padre Dr. Jesus Ramos, na celebração que, dia 11 de Agosto, encerra as festividades em louvor de Santa Suzana.

 

Oração da comunidade

 

Senhor, Tu nos chamas a viver em comunhão, chamas-nos a viver em comunidade.

Respondemos a este convite, esforçando-nos para transformar a Tua Palavra na vida!

Queremos ser profetas da verdade e do amor, mesmo quando o nosso relacionamento não vai bem e nos falta um verdadeiro compromisso para com a fraternidade.

Ajuda-nos a construir a comunidade onde a gratuitidade do amor e do perdão seja a nossa atitude quotidiana, onde os limites, os erros, os pecados, sejam também oferenda para o sacrifício.

Senhor, que cada um de nós sinta as necessidades e aspirações dos outros como sendo próprias e que as nossas diferenças nos ajudem a descobrir a riqueza da diversidade.

Que a nossa comunidade seja aberta e sensível às necessidades do mundo, da Igreja e dos mais pobres.

Ajuda-nos Senhor, por intercessão da Virgem Mãe, de Santa Suzana, nossa padroeira, e de todos os santos, eleitos de Deus, a construir a comunidade que seja um sinal da Tua presença no mundo e na qual a oração, o amor, a partilha, a solidariedade sejam uma festa quotidiana.

Amén.

 

Oração a Santa Suzana 

 

Ó Venerada Santa Suzana, virgem e mártir da Igreja, a ti apresentamos as súplicas desta família paroquial que escolheste como medianeira e advogada junto ao Pai e à Santíssima Trindade.

Ó Santa Suzana, virgem e mártir, intercessora nossa, abre-nos a porta do teu coração para que nos céus contigo, um dia, possamos entrar.

Ó amada Padroeira, a ti suplicamos pelas famílias desta paróquia, pois em teus familiares tiveste o exemplo da Igreja viva e missionária.

Que as nossas famílias, chamadas a ser “Santuários da Vida”, atinjam a santidade e assumam compromissos com a vida que nasce, cresce, morre e ressuscita em Cristo. Amém!

 

Hino a Santa Susana

 

Salvé ó Susana santa

Madrinha deste lugar

É pelo teu valimento            

Que nos hê-mos de salvar

 

De joelhos a teus pés

Com fervor e alegria

Invocamos teu poder           

Ó Susana, neste dia (bis)      

 

Tu és a Susana querida

O nosso mais puro amor

És a luz, esperança e vida

Deste povo sofredor

 

Não te esqueças ó Susana

Deste povo que te implora

Sois espelho deste reino

Guia a todos sem demora

 

Cumprir a lei do Senhor

Como tu assim o fizeste

É praticar com valor

A lição que tu nos deste

 

Padroeira desta terra

Pede a Deus por todos nós

Pois com tua presença

Jamais ficaremos sós

 

Se assim permanecermos

Na amizade de Deus

Um dia nos encontraremos

Contigo nos altos Céus

 

Se seguirmos teu exemplo

No céu iremos entrar

O Senhor nos abrirá

As portas de par em par.

 

AA

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode