Alpha desperta cristãos adormecidos e abre a porta a novos discípulos

11-05-2009 19:38

“Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu”. (1 Pd 4,10)

O primeiro ‘Encontro Nacional Alpha’ realizado sábado, 9 de Maio, no pavilhão Multiusos, em Viseu, atingiu os objectivos pretendidos. Esta ‘jornada de reflexão cristã’, após um fervoroso acolhimento, iniciou-se com a oração de louvor. Foi um momento de glória, de fervor e entusiasmo que, abrindo o coração a Cristo, procurou motivar os participantes no encontro. O P. Jorge Santos, coordenador do Curso Alpha, em Portugal, congratulando-se com a adesão à iniciativa, disse que “este renovado instrumento de evangelização está a dar bons frutos; a ideia de uma Igreja envelhecida, triste e fechada está a ser ultrapassada”, sublinhando que “a Igreja está Viva, alegre e aberta para acolher todos os que anseiam viver uma vida de amor, de partilha, de evangelização”.

O Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, também transmitiu uma palavra de entusiasmo e de incentivo “ao renovado método de anúncio do Evangelho”, porque “é um fermento no meio do mundo cristão”. “Neste dia do início da ‘semana da vida’ é gratificante presenciar o entusiasmo que vos anima e motiva a anunciar a Palavra de Deus, numa forma evangelizadora que responde muito bem ao desafio que Bento XVI fez aos bispos”, disse o prelado, afirmando que “evangelizar é anunciar que Jesus Cristo está Vivo, é anunciar a Vida”. “Que este encontro fortaleça o sentido de apostolado para anunciar a palavra do Evangelho”, anotou.

O tema de reflexão “A Vida Nova em Cristo…”, apresentado pelo P. Paulo Araújo, pároco de Arroios, em Lisboa, e membro da Comunidade Emanuel, “acordou alguns espíritos mais adormecidos”, tal a profundidade dos temas abordados, com denodado “engenho e talento comunicativo”.

Depois do almoço partilhado, e de um momento musical protagonizado pelo Grupo Xadai, seguiu-se a apresentação de alguns depoimentos vivenciados em diferentes ‘cursos Alpha’ a decorrerem em dezenas de paróquias do país, ora através de vídeos ora através de testemunhos de participantes. Todas as intervenções apontaram para um objectivo único e convergente: “Alpha é uma oportunidade para explorar o sentido da vida”, porque “este instrumento de evangelização está sempre para além das palavras: sente-se através da partilha, do amor, da solidariedade; é uma ‘coisa de difícil explicação’ porque é uma emanação de Deus”.

“Esta jornada de reflexão”, que também pretendeu dar uma maior visibilidade ao Curso Alpha, como instrumento de renovada evangelização, e incentivar outros párocos e outras comunidades cristãs na sua implementação, culminou com a celebração de uma missa solene, e oração de intercessão, presidida pelo padre Jorge Santos, concelebrada pelos padres José Morujão, Manuel Coutinho, Zeferino Barros e diácono Lusitano Rainho, e acompanhada musicalmente pelo Coro Paroquial de Febres.

Cerca de um milhar de cristãos, com o apoio espiritual dos párocos das comunidades a que pertencem, mostraram como o modelo de evangelização emanado pelo Curso Alpha “transformou as suas vidas, ajudando-os a renovarem a sua fé, a comprometerem-se mais com a Igreja, tornando-se discípulos de Cristo”.

O arciprestado da Carapinheira também esteve presente, com cerca de uma centena de pessoas que já participaram em diferentes Cursos Alpha. O diácono Lusitano Rainho, na qualidade de coordenador, apresentou “os frutos dos Cursos Alpha”, enquanto o casal Cristina/Mário Azedo e António Pratas deram o seu testemunho.

De registar que o acolhimento aos participantes neste Encontro Nacional Alpha foi organizado pela paróquia de S. José, de Viseu, sendo recebidos com “um carinho especial” pelo padre José Morujão, pelo presidente da Junta de Freguesia e pelo representante da Câmara Municipal de Viseu.

Mais artigos na galeria de imagens

 

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode