Meia centena de 'Alphistas' participaram no 4.º Curso Alpha

11-05-2009 19:34

No arciprestado da Carapinheira

 

Meia centena de alphistas terminaram curso

 

 Alargado às paróquias do arciprestado da Carapinheira, o 4.º curso Alpha teve o seu epílogo dia 26 de Abril. Meia centena de alphistas integrou-se na comunidade, durante a celebração da missa dominical, com apresentação de diversos testemunhos.

Com orientação espiritual do diácono Lusitano Rainho, responsável pelo Curso Alpha no arciprestado da Carapinheira, meia centena de cristãos “algo afastados da fé e da Igreja”, acompanhados por 25 animadores, terminaram o Curso Alpha, que decorreu no Centro Social e Paroquial da Carapinheira, durante 14 sessões, incluindo “um fim-de-semana” em Fátima.

Os catecúmenos tiveram oportunidade de “receber” a força de vontade para “renovar” e continuar a alimentar a sua fé, integrados num modelar instrumento de evangelização, um modo Kerigmático de aprofundar a fé na Igreja. Com efeito, muitos dos ‘frequentadores’ do curso Alpha descobriram novos e marcantes sinais de Deus nas suas vidas e, numa dinâmica de interpelação e de testemunho, sentem que precisam de crescer tanto na dimensão pessoal como familiar e paroquial da sua fé católica. Deste modo há quem considere que até se deu uma conversão à prática mais habitual da fé e, noutros casos, se dá mesmo uma descoberta de um outro rosto de Igreja. Segundo diversos testemunhos, a fé de alguns “sofreu um empurrão”; outros, uma “sacudidela”, de tal modo que algumas consciências ficaram “desassossegadas”.

Durante a missa que encerrou este curso, presidida pelo padre José Luis Ferreira, e concelebrada pelo padre Martinho de Sousa e diácono Lusitano, o responsável pelo curso dirigindo-se aos párocos e à comunidade, revelou que “para participarem no curso, alguns tiveram que vencer barreiras pessoais, e até sociais; agora, só pretendem que os ajudemos a serem melhores cristãos no futuro”, acrescentando que “não está nos nossos planos parar por aqui”. Por isso, continuou, “a equipa de animadores que comigo trabalhou está disponível para continuar a realizar iniciativas bíblicas para aprofundar os seus conhecimentos e a sua fé”. Augusto Lusitano afirmou ainda que “estas pessoas estão diferentes; por isso, sem medo, nem vergonha, quiseram apresentar-se hoje a toda a comunidade cristã católica de Carapinheira para dar o seu testemunho pessoal; permitam que, pela sua atitude, todos lhe manifestemos o nosso apreço com um aplauso entusiasta”.

Seguiram-se alguns testemunhos que “traduziram o essencial da renovação da fé, do entusiasmo e empenhamento em integrar as respectivas comunidades cristãs, fazendo-se discípulos de Cristo”.

O padre José Luís Ferreira, evidenciando satisfação pela forma e entusiasmo com que a comunidades cristãs do arciprestado da Carapinheira estão a aderir aos movimentos litúrgicos das respectivas paróquias, elogiou o trabalho ora desenvolvido com mais um curso Alpha, exortando os paroquianos a continuarem irmanados na fé católica, pois “é Deus, através do Espírito Santo, que nos ilumina e dá forças para viver em Amor, Paz e Solidariedade”. Referindo-se aos testemunhos que “alegraram” a comunidade cristã, o pároco disse “força, coragem e obrigado pelas mensagens e testemunhos proclamados; felicito-vos pela vontade demonstrada em participar na vida da Igreja”.

O Curso Alpha é um processo de evangelização – com já presença em mais de cem países – e numa expressão querigmática – isto é, de primeiro anúncio de Jesus Cristo – o curso Alpha lança as bases de adesão à Pessoa de Jesus Cristo numa consciencialização daquilo que é ser, de facto, cristão... em Igreja.

O 4.º Curso Alpha, que teve o apoio da equipa Alpha de Febres, também contou com a colaboração de leigos do arciprestado, e dos padres José Luís Ferreira e António Domingues (Preciosíssimo Sangue), Élcio, Martinho e ‘frater’s’ (Fraternidade Jesus Salvador) e de D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, terminou com um almoço-convívio e animação popular. AA

 

 Mais fotos na Galeria de imagens

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode