A Padroeira

 

A Padroeira da Carapinheira

 

A comunidade católica da paróquia da Carapinheira celebra, dia 11 de Agosto, o dia da padroeira da freguesia, a virgem-mártir Santa Susana.

“Suzana é nome de origem hebraica e significa “lírio”. O livro de Daniel refere-se ao martírio da sua pureza. O martirológio jeronimiano refere, a 11 de Agosto: “Em Roma, nas Duas Casas, perto das termas de Diocleciano, a morte de Santa Suzana”.

A jovem Susana recusou uma proposta de casamento com um homem não crente (Maxêncio Galério, herdeiro do império romano), não somente porque era cristã, mas também porque havia tomado o voto de virgindade, num compromisso com Cristo. Quando Diocleciano, o imperador, tomou conhecimento da recusa de Susana, sua prima, e as suas razões, ficou profundamente irado e ordenou a sua execução. Um pelotão de soldados foi a sua casa e ela foi decapitada, no ano 293.

Santa Suzana é padroeira da comunidade cristã Carapinheira - medianeira junto da Santíssima Trindade - desde há cerca de quatro séculos, aquando da construção da actual igreja, e cuja imagem “muito milagrosa” veio da primitiva igreja, curato sufragâneo da igreja de S. Miguel de Montemor, edificada na Ribeira dos Moinhos, à Quinta de Malta.

 

Hino a Santa Susana

 

Salvé ó Susana santa

Madrinha deste lugar

É pelo teu valimento            

Que nos hê-mos de salvar

 

De joelhos a teus pés

Com fervor e alegria

Invocamos teu poder            

Ó Susana, neste dia (bis)       

 

Tu és a Susana querida

O nosso mais puro amor

És a luz, esperança e vida

Deste povo sofredor

 

Não te esqueças ó Susana

Deste povo que te implora

Sois espelho deste reino

Guia a todos sem demora

 

Cumprir a lei do Senhor

Como tu assim o fizeste

É praticar com valor

A lição que tu nos deste

 

Padroeira desta terra

Pede a Deus por todos nós

Pois com tua presença

Jamais ficaremos sós

 

Se assim permanecermos

Na amizade de Deus

Um dia nos encontraremos

Contigo nos altos Céus

 

Se seguirmos teu exemplo

No céu iremos entrar

O Senhor nos abrirá

As portas de par em par.

 

 

Oração a Santa Suzana

 

Ó Venerada Santa Suzana, virgem e mártir da Igreja, a ti apresentamos as súplicas desta família paroquial que escolheste como medianeira e advogada junto ao Pai e à Santíssima Trindade.

Ó Santa Suzana, virgem e mártir, intercessora nossa, abre-nos a porta do teu coração para que nos céus contigo, um dia, possamos entrar.

Ó amada Padroeira, a ti suplicamos pelas famílias desta paróquia, pois em teus familiares tiveste o exemplo da Igreja viva e missionária.

Que as nossas famílias, chamadas a ser “Santuários da Vida”, atinjam a santidade e assumam compromissos com a vida que nasce, cresce, morre e ressuscita em Cristo. Amém!

 

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode