Dia Nacional Alpha

 

SECRETARIADO NACIONAL ALPHA

Rua P. António Vieira, nº 20, R/Ch

Ap 1120, 3001-501 Coimbra

Tf 239837165

Fax: 239836343

Tm:960204351

www.alphaportugal.com

contacto@alphaportugal.com

 

Caros padres e leigos responsáveis do curso Alpha

As minhas saudações fraternas,

            O curso Alpha tem-se demonstrado por todo o mundo e particularmente na Europa, como um grande instrumento de proposta da fé aos não crentes e não praticantes e com muitos resultados positivos. Convido-vos, por exemplo a entrarem no site de http://www.coursalpha.fr/ e podeis ver a amplitude deste curso naquele país, onde se fazem mais de quinhentos cursos na maior parte das Dioceses francesas e onde os bispos o têm aconselhado e se têm expressado muito positivamente acerca dele. Em Portugal, embora, em cada ano, cresça o número de paróquias que o procuram, é ainda um avanço muito tímido. Muitos padres parecem interessar-se, mas daí a começarem efectivamente o curso nas suas paróquias leva muito tempo. Porque será esta lentidão em avançarmos no campo da proposta explícita do evangelho? Será porque se faz com outros métodos? Talvez alguns seja, mas sabemos que, infelizmente, na maior parte dos casos não é isso que acontece. Eu creio que uma das razões passa por nós mesmos. Temos partilhado pouco o bem que o curso Alpha tem feito nas nossas paróquias. Penso que nós, padres e leigos, devemos falar mais do curso Alpha, darmo-lo a conhecer, como uma boa ferramenta para a evangelização. Venho, hoje, falar-vos de alguns aspectos para melhorar a imagem do curso Alpha e para estarmos mais bem organizados.

1.º Dia Nacional Alpha a 9 de Maio (Sábado): Estamos a organizar, pela primeira vez, um encontro nacional alargado a todos os que já fizeram um encontro Alpha e a suas famílias. Com este grade encontro pretende-se, mobilizar mais os que já fizeram um curso para que renovem a sua fé e pouco a pouco assumam mais compromissos na igreja. As experiências de encontros com muita gente não são tão profundas como um pequeno grupo, mas têm muito valor no despertar da fé. O encontro de tanta gente que já fez um curso, os testemunhos de mudanças de vida que se irão ouvir, a festa e a vivência religiosa que faremos juntos, pode renovar a fé de muitos. Além disso, com estas iniciativas, pode dar-se uma maior visibilidade ao curso Alpha e é assim que as coisas podem crescer.

Por isso, caros irmãos e colegas padres, tentai mobilizar o maior número possível de pessoas que fizeram o curso Alpha. Este encontro é aberto a todos os amigos que eles queiram convidar, ainda que nunca tenham participado num curso. O que se pretende é evangelizar. Eu sei que Sesimbra e Lisboa e Santarém é um pouco longe para Viseu, mas como para o ano, pensamos que este grande encontro deve ser feito numa destas Dioceses, é um incentivo para os de Viseu e de Coimbra irem todos ao encontro para o próximo ano ao Sul. A coisa pode fazer-se na desportiva, em autocarros.

O encontro terá o seguinte esquema: sábado, 9 de Maio.

O9h30: Acolhimento aos que vêm de longe. Boas-Vindas

10.h00: Oração de louvor

10h30: Tema: "A Vida em Cristo, depois do nosso encontro de Damasco". Este tema será dado pelo P. Paulo Araújo, pároco de Arroios em Lisboa, e membro da Comunidade Emanuel. O P. Paulo é um bom orador e consegue prender bem um auditório.

11h30: Intervalo: A banda de música toca…

12h00: Video Alpha: testemunhos.

13h00: Almoço partilhado

14h30: Sessão musical

15h30: Apresentação das paróquias, utilizando, se possível, as novas tecnologias para apresentar os seus cursos. Podem usar documentário, filme, power point. Pretende-se que cada paróquia faça um apanhado de quantos cursos já fez, quantas pessoas já fizeram cursos, os frutos que têm visto e 1 testemunho de alguém presente. (têm 5-7 minutos cada paróquia. Por isso a imagem tem de falar mais do que a Palavra.

16h30: Oração de intercessão pelas paróquias presentes e pelos seus cursos Alpha.

17h30: Eucaristia, presidida pelo Sr Bispo de Viseu.

18h30: Final do encontro

O encontro não terá inscrição para nãos e perder tempo em formalidades. Cada paróquia pode trazer qualquer coisa que a identifique. Um lenço colorido? um chapéu outra coisa ?

Estão feitos cartazes para a divulgação do grande encontro. Peçam ao Secretariado o nº que quiserem para a divulgação.

 

 

2º Registo do Curso Alpha:

Como sabem o curso Alpha tem copyright, isto é, direitos de autor. Ninguém o pode utilizar sem permissão, e sem cumprir as regras pré-definidas que são dadas na formação. Não se pode começar um curso Alpha numa paróquia sem se fazer, primeiro, o registo desse curso, sob pena de se estar a fazer uma coisa ilícita. Cabe ao Secretariado Nacional, nomeado por Nicky Gumbel e confirmado pelo Bispo de Coimbra, vigiar para que o curso Alpha não se desvirtue. O registo é feito mediante o preenchimento de um formulário, em que vem o nome da paróquia onde o curso vai ser feito, quem vai ser o administrador, quantos membros da equipa e quantos participantes e a média de idades. Se o curso tem uma especificidade, como por exemplo, ser um curso só para pais com filhos em catequese, ou um curso para militares, ou para adolescentes , ou para jovens, anotá-lo na inscrição. Também nós temos de enviar para Londres, frequentemente, os dados dos cursos em Portugal. Só com alguma organização os cursos crescem. A nível mundial há gente só para orar pelos frutos do curso. Por todas as razões, é fundamental que não haja cursos clandestinos. Por isso, mesmo que já estejam feitos vários cursos este ano, mandem para o Secretariado os dados dos cursos já feitos.

 

Mudança da sede do Secretariado Nacional

O Secretariado Nacional tem nova sede. Agora é em Coimbra na Rua Padre António Vieira, nº 20, R/Ch, Ap 1120, 3001-501 Coimbra.

Tf 239836343. A Secretária é Maria Isabel Santos, e o horário a partir do dia 10 de Março, será das 9.30h às 12.00h. Fora deste horário, pode também atender-se ligando para o 960204351.

O contacto e-mail, permanece o mesmo: contacto@alphaportugal.com.

Pedimos desculpa pelo facto do site do Alpha estar há demasiado tempo em construção, mas esperamos que logo que possível esteja em funcionamento.

 

Ida a Londres

Todos os anos é feito um convite por Londres à participação num encontro internacional Alpha nesta cidade. Este ano é nos dias 8, 9 e 10 de Junho. Se alguém responsável das vossas equipas, ou vós mesmos, tiver interesse em ir, basta que se apressem em enviar-me os dados para que os inscreva. A inscrição é gratuita. Mas o alojamento fica a cargo de cada um. Mas se alguém quiser ir, não pode perder muito tempo em inscrever-se.

 

Creia-me reconhecido por todo o trabalho que faz com Alpha para glória de Deus e bem da Igreja. Que Deus o abençoe largamente.

 

Um abraço fraterno.

P. Jorge

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode