Capelas

  

Capela de Santo Amaro

 

Situada no lugar do Alhastro, é a mais antiga capela da freguesia. Em tempos idos, teve invocação a S. Jorge, sendo conhecida, em 1662, como “Hermida de S. Jorge”. Altar-mor policromado de colunas coríntias harmónicas. O retábulo tem as esculturas de Nossa Senhora da Rosa, Santo Amaro e São José. Num nicho lateral está S. Jorge a dominar o dragão.

 

Capela de S. Tomé

 

Localiza-se no Largo da Cruz de Santo António. Ermida de corpo alpendrado, construída em 1807. No altar-mor está a imagem do patrono S. Tomé. Uma lápide refere a sua edificação: “ESTA CAPELA MANDOV FAZER M.el MONTEIRO DA COSTA E JOAQUIM SIMOIS PESOA COM AIVDA DO POVO NO ANNO DE 1807 – BARTHOLOMEV TRAVASSOS ME FEZ”.

 

Capela de Santo Cristo

 

Edificada no lugar da Carapinheira, a capela de Santo Cristo é uma obra do séc. XVII, com capela-mor abobadada, onde está a imagem de Cristo Crucificado. Esta capela serviu de “enterramento de mortos”, em 1811.

 

Capela do Espírito Santo

 

Erigida no lugar de Bolêta, esta ermida foi deslocada do lugar primitivo, devido às obras de alargamento da estrada nacional, em 1904. Edifício simples de porta com ombreiras emolduradas, do séc. XVII. No altar-mor estão as esculturas da Trindade, S. Paio e S. Lourenço.

 

Capela de Santo António

 

No lugar do Outeiro, a Capela de Santo António foi construída, em terreno particular, por António Fernandes Façudo, em 1675, com obrigação de a paramentar. Mais tarde foi doada à paróquia. No altar-mor está o padroeiro Santo António.

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode